Diferentes tipos de liderança: conheça cada uma delas

Tipos de liderança

Ser um líder é uma tarefa que requer atitudes que inspiram, orientam e influenciam um grupo de pessoas, sempre em busca do melhor caminho e dos melhores resultados. No entanto, nem todos os líderes são iguais, existindo diferentes tipos de liderança, tais como: autocráticos, democráticos, liberais, situacionais, técnicos, carismáticos e, por fim, aqueles com foco nas pessoas e nos resultados (baseados no coaching).

Antes de explicar sobre os tipos, é fundamental entender o que é a liderança em si e como ser um bom líder.

O que é a liderança?

O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas”, essa frase de Ronald Reagan, ex-presidente americano, demonstra um pouco a essência do que é ser um líder.

Basicamente, a pessoa que tem ou desenvolve essa habilidade de liderar é capaz de inspirar e despertar vontades nas outras pessoas – e isso tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Bons líderes motivam, influenciam e comandam, sempre em busca de alcançar os melhores objetivos. Tudo isso, ao mesmo tempo, em que busca compreender as forças e valores de si e de cada um dos membros da empresa, a fim de encontrar a potencialidade máxima de todos eles no dia a dia coorporativo. Conheça as características dos diferentes tipos de liderança!

Quais são as características de um bom líder?

O líder de sucesso é aquele que:

– Tem foco maior nos resultados;

– Antecipa problemas e necessidades;

– Se atenta ao desempenho da equipe e do negócio como um todo;

– Apoia constantemente o desenvolvimento de todos que integram o seu time;

– Diferente de apenas comandar, ele inspira o seu time;

– Está sempre estimulando sua equipe a buscar soluções em conjunto;

– Está atento à visão da organização, se empenhando para alcançá-la;

– Exerce um papel de coach.

Esses profissionais sabem muito bem como administrar o tempo com eficácia. Além do mais, delegam de forma eficiente as tarefas para garantir fluidez e agilidade nos processos.

Na hora de tomar decisões, são rápidos e assertivos. Conseguem, ainda, resolver problemas independentemente da complexidade. Os potenciais conflitos também são prevenidos ou resolvidos com maior rapidez.

Além disso, são muito bons em desenvolver o capital humano da sua equipe, assegurando aumento da competitividade, da performance e dos resultados da empresa. Nesse sentindo, fornece feedbacks e faz follow-ups de forma eficaz.

Os diferentes tipos de liderança

Depois de explicar um pouco sobre o que é liderança e como atua um bom líder, saiba sobre as diferentes características de cada um.

Líder autocrático

Neste modelo, o foco é no chefe, que assume um papel de centro de todas as atenções e decisões. Esse tipo de liderança não permite nada ou quase nada às opiniões de terceiros.

É um processo de trabalho rígido e controlado, mas que se não for bem dosado, pode desfavorecer a diversificação de habilidades dos funcionários e gerar descontentamento entre a equipe.

Líder democrático

O oposto do líder autocrático, neste caso, os liderados são incluídos nas decisões e participam ativamente de todos os processos, sendo consultados constantemente para propor suas ideias.

Quando algo não ocorre conforme o planejado, esse líder não aponta culpados – pelo contrário, ele prefere propor métodos e caminhos para que os erros não se repitam.

É um ambiente de trabalho mais flexível e as diversas habilidades dos colaboradores são estimuladas.

Líder liberal

Já este tipo de liderança é focada totalmente na equipe, delegando aos colaboradores a tarefa de tomar decisões. Sendo assim, há uma enorme liberdade no ambiente de trabalho.

Isso nem sempre é positivo, já que, muitas vezes, os profissionais podem não entregar os resultados esperados pela falta de uma liderança mais forte, conduzindo o caminho. Também pode interferir na motivação, especialmente pela falta de feedbacks.

Líder Situacional

Essa liderança segue a teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard e varia as formas de conduzir as equipes conforme os desafios (situações) enfrentados pela empresa.

O intuito é liderar os colaboradores de diferentes formas, conforme o que for necessário no momento e seguindo as capacidades técnicas, habilidades e inteligência emocional dos funcionários.

Líder Técnico

O intuito desse líder é inspirar os colaboradores por meio do seu conhecimento e domínio acerca das operações do negócio. O seu maior foco é mostrar exemplos.

Para seguir esse tipo de liderança, é preciso estar sempre atualizado e estudando, já que o conhecimento é o fator-chave.

Líder Carismático

Para ser carismático, é essencial causar admiração, mostrar confiança aos liderados, saber se comunicar muito bem, assim como incentivar e capacitar os colaboradores constantemente.

Eles possuem (ou adquirem) a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e sua autoconfiança.

Por conta disso, costumam constituir times eficientes e duradouros.

Líder com foco nas pessoas e nos resultados (coach)

Por fim, está aquele que lidera pensando nas pessoas e nos resultados. Eles querem não apenas bons resultados para os negócios, mas visam, em especial, o treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Acreditam que uma boa equipe, com os seus potenciais explorados, tem a possibilidade muito maior de alcançar as metas e objetivos da empresa.

Esse líder também se importa muito com a motivação do time, dando feedbacks constantes, elogiando os pontos positivos, reconhecendo os pontos que melhoraram, orientando sempre que necessário e estimulando o aprimoramento constante.     

O time, dessa forma, torna-se muito mais positivo, produtivo e valorizado.

Para as empresas, ter um líder assim é um diferencial competitivo imenso. Como é possível notar, um coach mescla as melhores características de outros tipos de lideranças.

Para os que desejam desenvolver suas habilidades e, mais do que ser um chefe, ser um verdadeiro líder com foco nos resultados e nas pessoas, investir nos cursos da SB Coaching, uma das maiores empresas de coaching do mundo, pode ser uma grande virada para a carreia. Acesse e saiba mais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Gestor: o que é, principais características e desafios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.