10 Dicas para tornar o seu filho um empreendedor

Todo empresário deseja que o seu empreendimento prospere e permaneça em sua família. No entanto, poucas organizações costumam chegar à terceira geração de seus fundadores. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos dar dicas para que você ajude seu filho a tornar-se um empreendedor.

Para aumentar a probabilidade de o negócio continuar sob o comando de alguém da família, você precisará transmitir para seus filhos noções de empreendedorismo e desenvolver neles habilidades de liderança, para aprenderem a resolver conflitos e encontrar soluções inovadoras. Com atitudes simples é possível prepara-los para serem empreendedores de sucesso. Confira:

Como ensinar seu filho a ser um empreendedor

1.     Ensine-o a administrar e ganhar o próprio dinheiro

Desde cedo, as crianças devem aprender a lidar com a parte financeira. Isso inclui descobrir o preço das coisas e saber poupar. Essa consciência pode ser adquirida por meio de tarefas simples, que as permitam ganhar o próprio dinheiro.

educação financeira infantil

 

2.     Mostre a importância de estabelecer metas para o futuro

Um modo de incentivar os pequenos a definirem e alcançarem seus objetivos é pedir que anotem seus principais sonhos e escolham qual é o mais importante. Depois, é preciso ajudá-los a descobrir medidas eficientes para concretizar tal meta.

ensinar crianças a pouparem dinheiro

3.     Explique que ele pode aprender com os erros

As crianças devem ser motivadas a encontrar uma lição sempre que cometerem algum erro. É fundamental que elas aprendam a tirar algo de bom de todas as experiências e a perceber o que pode ser feito de maneira diferente da próxima vez.

aprendendo com o erro

4.     Ensine-o a comunicar-se bem e a evitar conflitos

Mostre que a educação e o respeito ao próximo são a base para a resolução de problemas e demonstre que manter contato visual durante uma conversa, assim como ter boas habilidades de escrita, contribui para uma comunicação eficiente. Ensine seus filhos a falarem devagar, a apresentarem uma boa argumentação e a evitarem abreviações na hora de escrever.

educação financeira para criança

5.     Valorize a criatividade

As crianças são naturalmente criativas, portanto, pode-se direcionar essa criatividade para que elas adquiram habilidades de marketing no futuro. Estimule seu filho ou filha a observar faixas e anúncios publicitários e a elaborar cartazes promocionais.

estimule a criatividade

6.     Mostre a ele o valor das coisas

As crianças ainda não possuem discernimento suficiente para distinguir o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor de cada objeto, de maneira simples, para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas supérfluas.

Uma das formas de iniciar essa explicação é sentar-se com a criança e mostrar as diferenças entre cheque, cartão de crédito e débito e quais são os melhores momentos para utilizar cada um desses recursos.

ensine o valor das coisas

7.     Ajude-o a construir estratégias para poupar o dinheiro

Sempre que seu filho quiser comprar algo, mostre a ele as diferenças entre os preços e o que ele consegue comprar com o dinheiro que tem. Se o produto que ele quiser for mais caro, estimule a prática da poupança, deixando claro que terá que economizar.

poupar dinheiro

8.     Ensine-o a controlar os seus gastos

É válido aconselhar o filho a anotar todas as compras que fizer, com o nome e o custo de cada item. Esse hábito simples ajudará a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro.

controlar os gastos

9.     Mostre que é preciso buscar suas conquistas

Dê presentes apenas em datas especiais, para evitar que o seu filho queira mimos frequentemente. Isso o dará a consciência de valor sobre as coisas que deseja e motivação para conquista-las com o seu próprio esforço e esforço. Essa medida é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

criança educação financeira

10.  Seja o exemplo

Seja sempre uma inspiração para a criança. De nada adiantará ensinar a ela sobre como fazer um bom trabalho de administração de gastos, se você costuma estar sempre endividado. Garotos e garotas que convivem num ambiente cheio de dívidas acabam achando isso normal e tendem a reproduzir essa atitude com sua mesada e também na vida adulta.

dê exemplo aos seus filhos

A transmissão de valores de pais para filhos é o principal fator para estimular o empreendedorismo nos pequenos. Pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, mas explicar à criança, desde cedo, o significado real das coisas e ensiná-la a conviver e administrar o próprio dinheiro, a tornará um adulto mais responsável e consciente.

Esses ensinamentos, quando aplicados corretamente à rotina dos pequenos, ajudam a incentivar as novas gerações a pensarem de forma empreendedora, e desperta nos pequenos, o gosto pelos negócios.

Fazer com que o seu filho acredite que é capaz de construir a sua própria empresa, ou dar continuidade aos negócios da família, é a melhor forma de ensiná-lo como ser um empreendedor.

mba in one day

E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre empreendedorismo, gestão, liderança e estratégias de negócios para poder aplicar em sua empresa e também ensinar ao seu filho? Participe do MBA IN ONE DAY, o melhor evento de gestão e negócios do mundo. Acesse e saiba mais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Como se comunicar bem com as pessoas

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.