Torne-se um profissional competente

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A principal exigência na atualidade é mostrar-se um colaborador competente.

Em razão da alta competitividade do mercado, as empresas têm buscado profissionais cada vez mais completos, com boa formação técnica e capacidade para realizar tarefa de forma eficaz, respeitando prazos e preservando qualidade do serviço. Ser o colaborador ideal para ocupar uma vaga de emprego, no entanto, vai muito além de ter um currículo repleto de cursos e experiências. A principal exigência na atualidade é mostrar-se um colaborador competente.

Competência é uma palavra que está relacionada ao ato de realizar uma atividade de maneira aperfeiçoada, atingindo todos os objetivos desejados de modo adequado e no período predeterminado. Além disso, um profissional competente tem uma visão diferenciada, pois consegue ver problemas e soluções onde muitos não enxergam.

Como tornar-se um profissional competente

Desenvolver habilidades pessoais e profissionais é fundamental para mostrar-se mais competente e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Confira algumas aptidões muito bem apreciadas pelas empresas e que você pode melhorar para construir uma carreira de sucesso:

Organize suas atividades e sempre respeite prazos

Monte uma planilha com o que deve ser realizado e determine prioridades para não perder-se entre as tarefas. Faça isso tanto na sua vida profissional quanto na pessoal.

Procure estar sempre bem informado

Leia jornais e outros conteúdos, pois, ter amplo conhecimento no ramo em que atua e também em outros campos contribui para o seu desenvolvimento profissional e é fundamental para ter uma boa argumentação na hora de defender seus pontos de vista.

Conheça as suas fraquezas e esforce-se para superá-las

Se você tem dificuldade para falar em público, por exemplo, deve tentar vencer esse obstáculo sempre que surgir uma oportunidade. Comece falando com a equipe e logo será capaz de falar para toda a empresa. Superar esse tipo de limitação contribui para a sua carreira e para o seu desenvolvimento pessoal.

Compreenda bem a solicitação antes de executar a atividade

Ter certeza do que deve ser feito é fundamental para evitar o retrabalho e garantir a qualidade do trabalho.

garantir qualidade  trabalho
O profissional competente tem uma visão diferenciada, pois consegue ver problemas e soluções onde muitos não enxergam.

Saiba separar os problemas pessoais dos profissionais

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer essa separação, mas ela é extremamente importante. Evite levar problemas do trabalho para a casa e vice-versa. Resolva cada empecilho em seu tempo e concentre-se em um problema por vez.

Ser um profissional competente requer atenção e, sobretudo, dedicação. Independentemente de sua área de atuação ou da sua experiência, a competência na execução de uma atividade sempre será um diferencial positivo para ingressar e permanecer numa empresa.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.