Trabalhar sob pressão: dicas e técnicas para lidar com isso

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Com a concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de oferecer produtos e soluções melhores, muitas pessoas são impulsionadas a trabalhar sob pressão para atender às expectativas e atingir os resultados esperados.

Entretanto, ainda que seja uma situação comum no ambiente organizacional, ser submetido a essas condições, em alguns casos, pode ser extremamente prejudicial.

O segredo está em saber lidar com a pressão.

Afinal, o dinamismo do mundo dos negócios foge um pouco do controle. 

Mas a adaptação a essas características, certamente, depende da forma como encaramos e conduzimos nossas ações.

Por isso, neste artigo, vamos dar dicas e técnicas de como trabalhar sob pressão e minimizar os efeitos dessas circunstâncias. 

E, assim, manter a qualidade de vida tão desejada.

Continue lendo!

O que é trabalhar sob pressão e como identificar esse problema

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Na introdução deste texto, atribuímos à movimentação do mercado a necessidade de trabalhar sob pressão.

O cenário é tão comum que, na maioria das vezes, nem notamos. Aí que mora o perigo. 

Sem perceber, as obrigações tomam uma proporção enorme e, quando nos damos conta, já estamos submersos nos danos.

Sendo assim, saber identificar o problema é a primeira etapa para lidar com a situação.

A pressão no trabalho está relacionada à sobrecarga e ocorre quando as atividades precisam ser realizadas em meio à tensão.

Geralmente, a pressão é percebida pela cobrança por resultados ou pela falta de tempo

Ou seja, as horas parecem insuficientes para cumprir todas as demandas. 

Seja pela quantidade exacerbada de tarefas ou pela ausência de pessoas e recursos materiais.

Ainda pode haver pressão por parte dos familiares e amigos, uma vez que o indivíduo costuma se dedicar mais para o trabalho, compartilhando menos momentos com os amados e se esquecendo dos compromissos pessoais.

O esforço extra para o desempenho das tarefas pode levar ao estresse e outros problemas relacionados à qualidade de vida.

Se você se encontra nessa situação e quer aprender maneiras para sobreviver à pressão no trabalho, acompanhe o tópico a seguir.

Como lidar com a pressão no trabalho

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Agora que você já conhece as características do trabalho sob pressão, preste atenção nas dicas e inclua essas atitudes em sua rotina.

  • Controle as suas emoções. É comum entrar em pânico. Mas, ao ter esse comportamento, você pode se sentir paralisado ou ainda tomar decisões equivocadas
  • Estabeleça prioridades. Parece óbvio, mas a maioria das pessoas tem dificuldade de realizar essa tarefa. Organize as demandas por ordem de importância e urgência
  • Divida o problema em partes. A princípio, uma tarefa pode parecer um bicho de sete cabeças. Ao segmentá-la em pequenas atividades, você verá que é mais simples do que imagina
  • Peça ajuda. Não tenha medo de contar com a colaboração de outras pessoas. Aliás, a distribuição de responsabilidades pode ser a saída para muitos afazeres

Os desafios como instrumentos motivacionais e de desenvolvimento

Ninguém garante a evolução mantendo-se estagnado e acomodado.

O trabalho sob pressão costuma ser um desafio e tanto. 

E, em vez de encará-lo como algo desagradável, você já pensou em olhar por outro lado e enxergar as vantagens?

Os contratempos são excelentes recursos motivacionais se forem usados com esse propósito. 

Além disso, explorar os limites e usar de todo o potencial existente contribui com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Coaching no desenvolvimento profissional

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Buscar outras formas de pensar e agir é uma das ferramentas utilizadas no coaching

Se você quer aprender a trabalhar sob pressão, pode desenvolver as competências necessárias para isso.

Visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.