8 dicas para se destacar em seu ambiente de trabalho

Nunca parar de ler, estudar e viajar é uma delas. Estar atualizado é imprescindível

Com a retração do cenário econômico e a alta competitividade do mercado, o mundo corporativo exige cada vez mais produtividade dos funcionários. Segundo IBGE, os primeiros meses de 2015 alcançaram a marca de 7,4 milhões de desempregados, a procura de relocação no mercado de trabalho. “Vai se destacar e conquistar o reconhecimento em sua atual ocupação profissional, quem entender que o principal responsável pela condução deste processo é você mesmo”, explica o coach Villela da Matta, presidente da SBCoaching. 8 dicas para se destacar em seu ambiente de trabalho

Preparamos algumas dicas para quem deseja alcançar o reconhecimento no trabalho e manter uma boa imagem, confira:

1. Atualize-se

Nunca pare de ler, estudar e viajar. Para ser um bom profissional, é necessário conhecer o máximo sobre sua área de atuação. Dessa maneira, é possível ampliar a visão de mundo, melhorar sua comunicação, além de dominar as qualificações da sua profissão. “O conhecimento é o maior diferencial competitivo na era da informação. Mas, mais importante que a teoria é saber o que fazer com ela”, aponta o especialista Villela da Matta.

2. Dê 120%

Cumpra suas obrigações, sem precisar ser cobrado por seus superiores. E mais: supere as expectativas que seus chefes ou gerentes tem sobre você e vá além, surpreenda. Faça suas atividades e dedique-se sempre a fazer o seu melhor.

3. Saiba escutar

Muitos profissionais não conseguem ouvir conselhos de seus superiores para tentar melhorar. É preciso saber ouvir, escutar e aprender com os colegas de profissão. Sempre existe algo novo a conhecer.

4. Organize-se

A desorganização pode afetar a todos que estão a sua volta. Bagunça e falta de cuidado com documentos ou outras coisas passam a impressão de descontrole e desinteresse. Organização, por sua vez, transmite a ideia de eficiência e responsabilidade.

5. Seja generoso

Esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de trabalho, que precisam de ajuda ou estão com dificuldades. Generosidade não consiste apenas em fazer doações, ela pode ser demonstrada quando se oferta tempo, conhecimento e ajuda manual.

6. Tenha uma postura positiva

Não seja mal-humorado e nem leve problemas pessoais para seu ambiente de trabalho. Pessoas positivas relacionam-se melhor com seus colegas. Além disso, busque dizer menos ‘nãos’ para sugestões e mudanças, ser negativo causa a impressão de falta de interesse e demonstra que falta de colaboração com objetivos da empresa.

7. Atenção à escrita e à fala

Comunicar-se bem é fundamental para construir uma carreira profissional bem-sucedida. Fique atento à dicção, conjugação verbal e à caligrafia. Informalidade demais pode passar a impressão de descaso.

8. Se empenhe para resolver problemas

Entenda que você foi contratado para solucionar questões e trazer bons resultados. Quando os desafios surgirem, pense sempre o que é o melhor fazer antes de começar a agir. Muitas pessoas cometem erros por serem precipitadas na hora de buscar uma solução.

“O sucesso profissional acontece quando o indivíduo se empenha ao máximo em fazer o melhor para que sua carreira e seu trabalho sejam reconhecidos. O segredo é focar em suas habilidades, administrar seu tempo, utilizar sua boa comunicação e conciliar todos esses pontos em atitudes e projetos que sejam benéficos a sua profissão. Seja persistente, tenha foco e motivação para passar ileso deste período de crise no Brasil”, conclui Vilella.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.