Treinamento Aliado ao Desenvolvimento Profissional

capital intelectual
Hoje boa parte das organizações já reconhece que para consolidar-se e alcançar uma boa posição frente aos concorrentes é preciso saber identificar, aproveitar, aperfeiçoar e expandir o capital intelectual.

Influenciadas pelo elevado grau de competitividade do mercado e pelas constantes mudanças geradas pela globalização, as empresas têm-se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento profissional de seus colaboradores a fim de atingir melhores resultados e maior lucratividade. Hoje, boa parte das organizações já reconhece que para consolidar-se e alcançar uma boa posição frente aos concorrentes é preciso saber identificar, aproveitar, aperfeiçoar e expandir o capital intelectual.

Para aprimorar as competências dos trabalhadores, as empresas investem numa série de treinamentos profissionalizantes que visam aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários. No entanto, muitos desses programas apenas preparam o indivíduo para executar sua função mecanicamente, não oferecendo base para transformação intelectual e profissional do colaborador. Na realidade, o ideal é que a capacitação seja dirigida e estimule também a capacidade criativa de cada indivíduo.

Com esse tipo de treinamento, é possível instigar o colaborador a aperfeiçoar-se de maneira contínua e despertar nele o desejo de destacar-se em sua carreira profissional por meio de um trabalho inovador e de alta qualidade. Para ser bom, o programa de aprimoramento precisa fornecer um conteúdo atual e aprofundado sobre a área de atuação dos profissionais, que inclua formas criativas de solucionar problemas e questionamentos pontuais que levem o indivíduo a relacionar conhecimentos para encontrar boas respostas.

Embora seja um processo mais demorado, com resultados de médio a longo prazo, esse estilo de capacitação habilita o trabalhador a assumir cargos mais complexos no futuro. Porém, muitas vezes, esses treinamentos são direcionados apenas aos novos funcionários, e, ao fazer isso, a empresa desperdiça a chance de ampliar o compartilhamento de informações a partir do contato direto com colaboradores mais experientes.

investir capacitação
O programa de aprimoramento precisa fornecer um conteúdo atual e aprofundado sobre a área de atuação dos profissionais.

Mas, investir em capacitação não significa assumir uma despesa extra? Não. Na verdade, o treinamento dos profissionais deve ser considerado um investimento capaz de trazer diversos benefícios futuros. Todavia, para obter resultados positivos, deve-se planejar e definir com antecedência os objetivos de cada função, bem como seu plano de desenvolvimento. Desse jeito, estimula-se o potencial de cada funcionário sem que ocorra queda na lucratividade ou na produtividade da organização. Também é importante fazer avaliações de desempenho periodicamente e incentivar um bom relacionamento entre os profissionais, de modo que os trabalhadores mais antigos possam transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo a quem está ingressando agora na empresa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.