Três estratégias para transformar sua empresa em uma instituição positiva

Para construir instituições positivas, os líderes positivos dão ênfase naquilo que eleva e que faz florescer. Para isso, enfrentam três desafios. Saiba quais são!

Visando obter vantagens competitivas e melhores resultados organizacionais, mais e mais empresas buscam se transformar em instituições positivas – locais onde os colaboradores podem alinhar-se a seus valores, sentir que são apreciados, desenvolver-se constantemente e, como consequência, florescer na vida e na carreira. A solução que encontram para isso é a liderança positiva.
A liderança positiva, segundo Kim Cameron, um dos fundadores do Center for Positive Organizational Scholarship da Universidade de Michigan, refere-se “à ênfase naquilo que eleva indivíduos e organizações (além daquilo que os desafia), naquilo que funciona (em vez de focar apenas no que não funciona), no que gera vida (e não apenas no que é problemático e exaustivo), no que é extraordinário (além do que é meramente eficaz), e no que inspira (e não apenas no que é difícil ou árduo)”.
Fazer da organização uma instituição positiva é um dos focos dos líderes positivos – aqueles nutrem as características positivas de seus liderados, oferecendo a eles a oportunidades de alinharem suas atividades às suas forças e valores. Para criarem ambientes saudáveis, nos quais experiências emocionais positivas superam as negativas, Cameron sugere que os líderes tracem estratégias calcadas em três pilares. São eles:

1. Desvio positivo
O líder positivo facilita uma performance positiva que excede a performance mediana ou esperada. Ele visa ajudar indivíduos e organizações a atingir níveis de realização muito acima da média.

2. Ações virtuosas
O líder positivo foca nas forças e nas capacidades que reafirmam o potencial humano, orientando-o para a prosperidade e o florescimento. Para isso, utiliza a essência do ser humano: as virtudes e as forças de caráter.

3. Viés afirmativo
O líder positivo estimula o que há de melhor no ser humano.

Ao aplicar esses três pilares no ambiente organizacional, os líderes geram resultados positivos buscados e valorizados pelas empresas, que são: melhoria do clima organizacional, redução do turnover, aumento do nível de satisfação dos funcionários e elevação da produtividade e da performance.

Deseja se aprofundar nesses três pilares e conquistar a excelência em liderança positiva? Assista ao último episódio da primeira temporada do DICAS DE VICTORIA:

 

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.