Entenda Quais São os Processos Realizados pelo Executive Coach

O papel dos coaches dentro das empresas vem sendo cada vez mais valorizado. As organizações passaram a perceber o quanto têm a ganhar com a atuação desses profissionais e, por isso, seguem contratando-os com mais frequência. Sendo assim, vale a pena explicar com detalhes como deve ser a atuação do executive coach.

Quais são os primeiros passos da assessoria feita pelo Executive Coach

A primeira etapa é um processo um pouco mais burocrático. Entre outras coisas, o executive coach deverá identificar fatores de sucesso e o potencial a ser explorado de um executivo ou da equipe de funcionários da empresa. Essa etapa ainda guarda um ponto chave na atuação do executive coach: o vínculo com a equipe. Este aspecto do trabalho será fundamental para que o executivo ou a equipe aceitem os métodos propostos e se doem para atingir as metas.

Executive Coach: Avaliando e desenvolvendo a equipe

Numa segunda etapa, uma análise de perfil da equipe será feita através de testes (assessements) e entrevistas individuais. O objetivo é identificar papéis, como o tipo de liderança de um executivo, e descobrir o quanto a equipe poderá render.

Atividades serão propostas para que os líderes aprendam a aceitar o feedback de seus funcionários, o que os levará a começar a ouvir melhor, aceitar, abrir a mente e os direcionará a uma tomada de decisões. O executive coach ainda costuma assessorar a formação de um plano de ação. Este plano irá, entre outras coisas, identificar o tipo de atuação que o líder deverá ter para otimizar os resultados da empresa, além de sugerir eventuais intervenções em áreas que não estão rendendo o esperado.

Quando o Executive Coach coloca o Plano de ação em prática

Uma vez aprovado pelos acionistas, esse plano de ação poderá entrar em prática. Para fazê-lo funcionar, o executive coach aplica uma série de técnicas, fazendo os funcionários passarem por atividades em equipe, como dramatizações e cursos de desenvolvimento. Outras atividades, como estudos de caso, simulações e até avaliação em vídeos também costumam ser empregadas.

Executive Coach analisa e reavalia os resultados obtidos

Após seis meses, uma nova análise é feita a fim de se identificar os pontos que foram aperfeiçoados e o que ainda há de se fazer na empresa. A partir do resultado de tal análise, se planejará futuras ações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Coach empresarial: como ele pode acrescentar no seu dia a dia?

Como identificar os sinais de que sua empresa pode estar rumando para a crise – e o que fazer

Dicas para líderes gerirem colaboradores à distância

CLIENTES: A nova força motriz de empresas de sucesso

3 desafios que o coaching pode te ajudar a superar em 2013

Empreendedorismo feminino: 4 dicas que toda empreendedora deve saber

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.