O Uso de Palavras-chave em seu Currículo

Ao longo da carreira profissional, investir em capacitação e especialização, reciclar conhecimentos adquiridos, fazer cursos de idiomas e informática e obter experiência costumam ser anseios comuns das pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Na procura por um emprego, além de batalharem para ter sucesso na entrevista, muitos profissionais também estão preocupados em redigir um currículo atraente para impressionar o recrutador.

Com a chegada da era digital, o acesso das empresas a informações sobre competências e habilidades de um candidato tornou-se muito mais prático, graças à consulta de currículos cadastrados em sites especializados. Nessa hora, informar palavras-chave relacionadas à área de atuação é um diferencial, pois elas são utilizadas como filtros na busca de funcionários pela internet. Isso significa que usá-las de forma adequada no currículo aumenta consideravelmente as chances de ser encontrado, conforme o perfil profissional desejado pelas corporações.

Ao disponibilizar uma vaga, as empresas delimitam as características ideais para o seu preenchimento, que englobam desde cargo almejado e lugar onde vive até critérios como idade, formação, tempo de experiência e domínio de idiomas. Por isso, é recomendado que o candidato pense em vocábulos que sintetizem a profissão, como títulos, funções e especialidades, destacando terminologias frequentemente usadas em cada área. Não economize nos detalhes dessas expressões, pois quanto mais específicas e utilizadas elas forem, maiores serão as chances de aparecer no buscador. Mas cuidado: nunca afirme algo que não domina, pois depois certamente será cobrado por isso.

caixa separar curriculos
As empresas delimitam as características ideais para o seu preenchimento

Seja qual for o campo de atuação, é preciso estar atento a essas dicas. Pode até parecer exagero, mas o uso de palavras-chave tem contribuído para o sucesso das carreiras profissionais por ser um meio eficaz de potencializar o currículo e garantir maiores oportunidades de entrevistas aos candidatos.

Para ajudar aqueles que ainda não sabem como utilizar palavras-chave corretamente, alguns termos de campos distintos podem ser tomados como direcionamento. Os profissionais de vendas e negócios, por exemplo, podem usar as expressões:

  • atendimento ao cliente,
  • varejo
  • reuniões
  • marketing de produto
  • assistência técnica
  • metas
  • comunicação estratégica
  • fechamento de caixa
  • pós-venda
  • administração de carteira de clientes.

Já para o pessoal de tecnologia, recomenda-se o uso de vocabulários específicos da informática, a exemplo de:

  • Lan Switches
  • FTP
  • HTML
  • Linux
  • Windows
  • intranet
  • protocol
  • banda larga
  • servidor
  • browser
  • banco de dados.

Nas funções ligadas à administração, costumam ser usados: balanço, gerência de projetos, controle de inventários, apresentação de resultados, suporte ao cliente e prestação de contas. Enquanto as expressões desenvolvimento organizacional, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas, plano de carreira, recrutamento e seleção são adequadas para quem tem experiência na área de recursos humanos.

Acompanhe um pequeno vídeo sobre o assunto:

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Crédito Imagens:

http://www.seinsinuando.com

http://www.uol.com.br

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.