O VALOR DA EDUCAÇÃO – ESPECIAL DIA DO PROFESSOR

Hoje eu estou aqui para desenvolver ideias sobre o Coaching e a Educação, até como forma de valorizar a semana que celebra a figura dos professores. Infelizmente, há muito a caminhar para que os professores sejam tidos com a prioridade devida no Brasil, dando-lhes melhores condições para construir os cidadãos do futuro. No ano passado, estive em um evento profissional na Finlândia e em contato com protagonistas do contexto educacional do país que é considerado líder em todas as listas e rankings internacionais. É de se invejar a diferença (*).

Àqueles que vivem e respiram o Coaching, aqui vão algumas contribuiçoes interessantes. Para começar, eu tive a curiosidade de acessar a EBSCO, uma das mais importantes e completas fontes de referências de conhecimento acadêmcio/científico, e quis identificar como anda a relação da expressão “coaching” com “education”, de 2010 para cá. Foram apresentados 123 trabalhos contendo as duas expressões. Ao repetir a ação com as expressões “coaching” e “teacher”, só 16 artigos foram citados. Isso evidencia a pouca investigação de como o Coaching pode (e deve) trabalhar em consonância com as melhores práticas em Educação. Certamente, muitos casos práticos existem para a aplicação do instrumental do Coaching. Por exemplo, é possível contribuir com os jovens nas suas escolhas de carreira profissional, atenuam-se limitações e medos associados com disciplinas do currículo escolar, ou contribui-se com a capacitação das pessoas em apresentações de projetos perante plateias exigentes. Com outra expectativa, eu fiz um trabalho de pesquisa (e depois adotei como prática regular em aulas) sobre o uso da taxonomia de Bloom (incluindo a atualização para as práticas digitais) e a de Ausubel, em que a figura do educador só ganha destaque à medida em que mais consegue fazer o aluno desenvolver o próprio significado para uma informação nova.

Muitos autores passaram a incorporar a técnica de mapas conceituais como caminho de materialização das idéias, mas o estímulo básico permanece associado diretamente às mais básicas premissas do Coaching, que estão em linha com o processo cognitivo e a reflexão. Como técnica, e eu estimulo que os professores que me lêem conheçam e adotem sempre que possível, o web-quest transforma uma aula que seria cansativa (por ser demais expositiva) em um animado espaço de pesquisas. Ao mesmo tempo em que se leva o aluno a buscar respostas para as perguntas e desafios criados, evita-se que eles usem os tablets e notebooks para passearem pelo facebook, deixando o professor isolado em suas tentativas de exposição.

Finalizando, como Coach estou vivenciando uma experiência fantástica até para meu próprio aprendizado. Por ser instituição sem finalidade lucrativa, não vejo problemas em citar o ACB – Automóvel Clube Brasileiro como referência do caso que quero expor. O clube é membro da FIA – Federação Internacional do Automóvel (a mesma da Fórmula 1, das iniciativas de segurança nas estradas e mobilidade urbana, etc), desenvolvendo projetos e protagonizando ações alinhadas com os princípios que remetem às melhores práticas de educação no trânsito.
Agora, em Novembro, a ONU – Organização das Nações Unidas realiza, em Brasília, a Conferência Ministerial (com participação da FIA e dos clubes membros) do evento UN Decade of Action for Road Safety. Pois bem, como Coach tenho o privilégio de contribuir para que a alta liderança do ACB possa organizar e instrumentalizar sua participação no evento com contribuições relevantes, buscando que a civilidade e a educação no trânsito se tornem uma realidade em nosso país. É o Coaching contribuindo com a ação educativa que salva vidas!

Como se pode ver, o Coaching e a Educação estão bem próximos e alinhados…  que bom!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.