Vamos trocar ideias criativas!

As empresas têm um papel fundamental no estímulo das capacidades criativas de seus colaboradores.
As empresas têm um papel fundamental no estímulo das capacidades criativas de seus colaboradores.

(por Claudia Hölter)

Quando falamos em ideias, as discussões normalmente começam em torno das características de pessoas criativas e do ambiente de trabalho. Com relação a este último, considera-se que as empresas têm um papel fundamental no estímulo das capacidades criativas de seus colaboradores.
Organizações criativas

A Apple, por exemplo, destaca em seu portal de busca de emprego a seguinte frase “criatividade por todos os lados.” Por trás da frase, existe uma organização criativa que se preocupa em oferecer:

1) Um ambiente de trabalho confortável;

2) Recursos adequados para aumentar o espectro de ideias das pessoas;

3) Líderes  flexíveis que recebem bem as ideias criativas e respeitam a  diversidade de pensamentos dentro da empresa.

Ambiente de trabalho repressor

Contudo, quando a autonomia e a liberdade de expressão não são incentivadas pelos gestores, os funcionários passam a sentir medo de serem punidos por causa das suas ideias, é o que revela uma pesquisa feita pela Dra. Amy Edmondson, professora de psicologia da Universidade de Harvard.

A pesquisa objetivou identificar os fatores que podem induzir os indivíduos a compartilharem (ou não) suas ideias no local de trabalho. Quase 200 profissionais de uma empresa líder em alta tecnologia dos Estados Unidos foram entrevistados,  50% afirmaram que não se sentiam seguros em compartilhar suas ideias criativas com seus líderes, nem mesmo desafiar o modo tradicional de trabalho da organização.   Por quê?

Em uma palavra responderam: autopreservação.

Mudança de Cultura Organizacional

De acordo com a Dra. Amy Edmondson, os resultados da pesquisa revelaram que não basta:

– Eliminar barreiras óbvias, como por exemplo, ameaça de demissão e chefes voláteis;

– Criar canais de comunicação do tipo hot lines ou caixa de sugestões para motivar as pessoas a falarem sobre suas ideias.

 

Ė preciso que haja, sim, uma profunda mudança de cultura organizacional, a fim de transformar a maneira como os colaboradores percebem os custos (pessoal e imediato) versus benefícios (organizacional e futuro) de expressarem suas ideias e soluções criativas.

 Como então produzir ambientes que fomentem a criatividade?

Conclui-se que os ambientes flexíveis, integrativos e favoráveis às contribuições de conhecimento de cada um, produzem efeitos poderosos sobre o desempenho criativo dos indivíduos.
Conclui-se que os ambientes flexíveis, integrativos e favoráveis às contribuições de conhecimento de cada um, produzem efeitos poderosos sobre o desempenho criativo dos indivíduos.

Coaching positivo

Como o coaching pode ajudar a criar ambientes que estimulem a troca de ideias criativas?

Especialistas da área de coaching positivo sugerem que trabalhar a emoção e a vivência positiva ajuda a criar as condições para desempenhos e ambientes mais criativos.

A partir dos estudos sobre a relação entre a criatividade e a cultura organizacional, conclui-se que os ambientes flexíveis, integrativos e favoráveis às contribuições de conhecimento de cada um, produzem efeitos poderosos sobre o desempenho criativo dos indivíduos. Por fim, como diz Shelley Carson, autora do livro ‘Seu Cérebro Criativo’, o que acontece em nossa mente precisa ser reproduzido no mundo, pois é da diversidade e das colisões de pensamentos que nascem as ideias genuínas.

E você, tem alguma ideia criativa para compartilhar hoje?

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.