O Verdadeiro, o Bom e o Útil

recebendo informações
É essencial “filtrar” todo tipo de informação que recebemos principalmente no que compete a utilidade de cada uma delas

(Por Fernando Colella)

O filósofo grego Sócrates, que viveu em Atenas entre 469 a.C. e 399 a.C., é uma referência presente em nossa sociedade. Ele não apenas é considerado o pai da filosofia, justamente por reconhecer a própria ignorância das coisas, mas foi também o criador da maeiêutica, um método dialético de chegar a verdades e conclusões a partir de perguntas, e isso a técnica do coaching deve muito a ele. Sócrates acreditava que todos carregam a verdade dentro de si, e esta poderia ser alcançada através de perguntas assertivas que obrigassem o seu interlocutor a refletir sobre questões que comumente não pensava a respeito.





//

A forma como o Sócrates procedia em seus diálogos é bem exemplificada no texto abaixo. Trata-se de um conteúdo apócrifo atribuído ao clássico filósofo, mas de autoria desconhecida e popularizado graças ao poder de propagação da internet. De qualquer forma, ninguém sabe ao certo se as histórias e diálogos reputados a Sócrates aconteceram de fato e da forma como são contados, já que ele jamais escreveu nada. A maior fonte de suas ideias está na obra de seu mais conhecido discípulo, Platão. Se as histórias de Sócrates aconteceram como foi narrado ou se são invenções platônicas, jamais saberemos. O fato é que as narrativas que envolvem o pai da filosofia sempre se constituíram como ensinamentos valiosos para todos, mas em especial no coaching.

O texto que segue é encontrado com facilidade no mundo virtual, mas aqui ele nos interessa, sobretudo, por ser classificado como uma abordagem de coaching no livro “Ferramentas de Coaching“, de João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim, da Editora Lidel. Com o título “Filtros de Sócrates”, a história nos apresenta alguns crivos úteis que podemos considerar quando lidamos com episódios que tomamos conhecimento das mais diversas fontes ou que desejamos propagar, mas também é relevante quando lidamos com nossas crenças, sobretudo aquelas que nos limitam, e que são somente informações que obtivemos ao longo da vida e compramos suas ideias. Para você, o que vale a pena dizer ou acreditar? Boa leitura!

informações na vida
Para você, o que vale a pena dizer ou acreditar?

Um dia, um homem interpelou Sócrates e disse-lhe:

– Sabes o que me disseram de um amigo teu?

– Espera um minuto – replicou Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, quero te colocar algumas questões. Um processo que chamo de exame do triplo filtro.

– Triplo filtro? – respondeu o outro.

– Isso mesmo – continuou Sócrates. Antes de me falares do meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

1º filtro:

O primeiro filtro é a verdade. Estás absolutamente seguro de que o que me vais dizer é verdade?

– Não – respondeu o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e…

– Está bem! – disse Sócrates. Então realmente não sabes se é verdade ou não.

2° filtro

– Agora, permite-me que aplique o segundo filtro, o filtro da bondade. Aquilo que vai me contar sobre o meu amigo, é algo de bom?

– Não, pelo contrário… – respondeu o homem.

– Então, queres contar-me algo de mau sobre ele, mas não estás certo de que seja verdade….

3° filtro

– Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que queres contar sobre o meu amigo?

– Não. A verdade é que não…

– Bem – concluiu Sócrates. Se o que desejas me contar pode nem ser verdadeiro, não é bom e nem me é útil para nada, por que haveria eu de querer tomar conhecimento disso?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.