Visão: criando sua ponte para o futuro

mulher escada binoculos
Visão envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente.

(por Daniela Assunção)

“VISÃO envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente. A visão é a imaginação aplicada. Todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro, tem lugar na criação mental; segundo, uma criação física. A primeira criação, a visão, é o início do processo de reinvenção da pessoa ou da organização. Ela representa desejos, sonhos, esperanças, objetivos e planos. Mas esses sonhos e visões não são apenas fantasias. São uma realidade ainda não trazida à esfera física, como a planta de uma casa antes desta ser construída ou uma partitura à espera de ser tocada.” (Stephen Covey)




Nós sempre construímos ou nos dedicamos a algo que é, em primeiro lugar, idealizado em nossas mentes. A característica mais marcante do chamado “visionário” é exatamente sua capacidade de pensar à frente, imaginar soluções e caminhos para problemas que talvez nem tenham sido identificados como tal no momento presente. Ele prevê tendências e antecipa mudanças, CRIANDO oportunidades.
Além de estar associada à criação mental de uma realidade futura, a visão também diz respeito à esperança. Centenas de prisioneiros de guerra morreram sem explicação no final de 1944 por não saberem que o final dela aconteceria alguns meses depois. Decepcionados e desiludidos, eles simplesmente desistiram de viver por acharem que não tinham mais futuro.
Nas empresas costumamos elaborar uma declaração de um objetivo em comum, um desejo coletivo a ser conquistado a médio e longo prazo. Este será o norteador para os projetos e ações que serão necessários serem realizados para atingir esse ideal. Seja na esfera pessoal, profissional ou mesmo em um grupo, algumas perguntas importantes devem ser respondidas – e nesse momento é importante dar-se o direito de sonhar alto, sem os filtros limitadores da mente racional.

homem labirinto borracha
Pensar e elaborar seu cenário futuro ideal é algo que demanda responsabilidade.

O que você deseja ser? Onde quer estar daqui a 10 ou 20 anos?
O que quer estar realizando nesse período?
A elaboração de um cenário futuro será mais rica na medida em que você tiver mais elementos que gerem possibilidades de vislumbrar esse ideal. Feito isso, o próximo passo é criar uma ponte para chegar lá. Quais passos são necessários, que projetos e mudanças você precisa se empenhar para conquistar isso?

Atualmente, é frequente vermos pessoas que imaginam esse cenário de forma tão grandiosa que acabam não conseguindo se dedicar a manter um ritmo de ações constantes e consistentes para chegar lá. E outras estão tão envolvidas com suas rotinas e tarefas diárias que simplesmente não conseguem pensar sua vida no período além de um ano ou dois. Portanto, para criar e transformar sua visão em um projeto realizável é preciso equilibrar esses três elementos: a elaboração do cenário ideal com todos os aspectos que julgue importantes, o caminho que será necessário percorrer (e que pode ser constantemente reavaliado) e seu ponto inicial.

Conhecer bem onde está hoje, sua realidade atual, o ajudará a reconhecer quais serão suas facilidades e dificuldades para realizar sua Visão. Para quem é coach, o interessante aqui é que identificar junto ao seu cliente quais são seus valores – aquilo que é inegociável para ele – o ajudará a clarear sua visão de futuro. Família? Desenvolvimento pessoal? Contribuição? Com certeza sua visão envolverá projetos associados a eles.
Pensar e elaborar seu cenário futuro ideal é algo que demanda responsabilidade. Não usufruir desse poder de criar e batalhar para realizá-lo é abrir mão de ter a vida que você quer. Portanto, assumir que depende apenas de você para que isso se torne realidade é extremamente desafiador, mas, acima de tudo, libertador!
Forte abraço e até a próxima!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.