Visionários Alpha: gênios ou lunáticos?

Visionários Alpha: gênios ou lunáticos?

Depois da última postagem nesse blog, a respeito do perfil de liderança do hoje considerado CEO da década, Steve Jobs (da Apple), muitas pessoas nos procuraram querendo saber mais sobre os Visionários Alpha, seus pontos fortes e riscos, segundo metodologia da Worth Ethic Corporation. 

Como reconhecer um líder visionário?


É fácil reconhecer um líder Visionário: ele é o responsável pelas grandes ideias, um gênio criativo. Ele irá pensar sempre no futuro, em passos grandiosos rumo ao sucesso de seu empreendimento. Ironicamente, o grande concorrente de Steve Jobs e sua Apple, Bill Gates, da Microsoft, também é um visionário. Assim como o presidente dos EUA, Barack Obama.

Quais riscos um líder visionário pode correr?

No entanto, os Visionários tendem a deixar suas ideias fluírem com tanta intensidade, que correm o risco de se afastarem da realidade, deixando-se atropelar pela própria imaginação. O exemplo de Jobs é notável, uma vez que a linha de produtos de sua Apple há anos revoluciona o mercado, abrindo um novo conceito de como a tecnologia deve se adaptar ao usuário. Quem pagou o preço de tamanha revolução foram os próprios colaboradores da empresa, cobrados à exaustão por seu líder.

O que fazer para que visionários não se prejudiquem por seu fluxo criativo?

Um Visionário alpha precisa se acercar de pessoas em que possa confiar. Elas os ajudarão a “pôr os pés no chão”, a aceitar a limitação de seus colaboradores. Jobs tinha Steve Wozniak, Gates tem Steve Ballmer. Um Visionário também tem que se esforçar para que possa mudar. Ele deverá aprender a escutar as pessoas à sua volta e aceitar as limitações que permeiam a execução de suas ideias, como a falta de tempo e/ou recursos.

A solução é potencializar os efeitos dos pontos fortes sobre os fracos

O mais importante para qualquer tipo de liderança é tentar diminuir seus riscos sem comprometer seus pontos fortes. No caso dos Visionários, eles não podem perder a linha tênue que, para muitos, os deixa entre a genialidade e a loucura. Isso deve, sim, ser explorado, uma vez que se trata de suas características mais marcantes. O importante é tentar se aproximar da realidade, otimizando suas capacidades para atingir o êxito em seus projetos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Gestor: o que é, principais características e desafios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.