Visões Profissionais – Diferença entre Profissional Liberal e Empresa

definir-se carreira profissional
A definição da carreira profissional é extremamente importante, uma vez que esta exerce influencia direta tanto nas tomadas de decisões burocráticas, quanto nas decisões estratégicas de marketing.

Alguns empresários, diante de suas atribuições nos negócios, possuem uma dificuldade natural em definir-se na carreira profissional como um profissional liberal ou uma empresa de serviços profissionais. Essa definição é extremamente importante, uma vez que esta exerce influencia direta tanto nas tomadas de decisões burocráticas (como cargas tributárias, formação e contratação de equipe, organização de infraestrutura) quanto nas decisões estratégicas de marketing, tais como divulgação e comunicação. Para ajudar na definição de sua forma de atuação no mercado, sugere-se refletir sobre alguns aspectos listados abaixo:

Foco profissional



//

O profissional liberal tem como foco o nome dele, e não o da empresa. Nos negócios, é importante ficar claro que o cliente está contratando os serviços daquele profissional, mesmo que ele acione outros profissionais para trabalhar com ele. Em suma: seu nome é a sua marca.

Tamanho do negócio

Um profissional liberal pode constituir uma equipe com poucos integrantes para auxiliá-lo em serviços prestados a clientes sem deixar sua identidade de profissional liberal. A partir do momento que a equipe engloba outros profissionais que executam atividades técnicas, já se pode considerar uma empresa de prestação de serviços.

Limitação de atendimento

Uma empresa de serviços não precisa se preocupar com limite de atendimento ao mercado, uma vez que poderá contratar e qualificar uma equipe de atendimento para suprir a demanda. Já o profissional liberal mantém a quantidade de clientes que sua capacidade pessoal lhe permite atender. O profissional, ao ultrapassar esse limite, pode estar arriscando a percepção quanto à qualidade do serviço prestado.

Personificação

A identificação pelo contratante da sua imagem como peça fundamental do atendimento e do serviço prestado é um forte indício que você se encaixa na classificação de um profissional liberal. Isso pode ser observado, por exemplo, com a preferência declarada do cliente em ser atendido por você em vez de um representante, mesmo que este tenha sido enviado e recomendado por você.

direcionamento profissional
Independentemente da classificação, tanto o profissional liberal quanto empresas de prestação de serviço precisam adotar estratégias de marketing personalizadas.

Vale ressaltar que, independentemente da classificação, tanto o profissional liberal quanto empresas de prestação de serviço precisam adotar estratégias de marketing personalizadas, desenvolvidas com base no ambiente em que cada um encontra-se inserido. Isso porque a preocupação com estratégias de comunicação, preço, distribuição e com o próprio serviço em si – os pilares do marketing – são inerentes a qualquer tipo de empresa. Com um direcionamento profissional, a aplicação de tais estratégias aumentam as chances de chegar ao sucesso.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.