Você já avaliou sua carreira?

encarar novas oportunidades
É preciso analisar o próprio papel desempenhado dentro da empresa e do mundo dos negócios.

O primeiro passo antes de encarar novas oportunidades de trabalho é avaliar a sua carreira profissional, analisando o próprio papel desempenhado dentro da empresa e do mundo dos negócios. Isso deve ocorrer com todo o planejamento possível e no tempo adequado para que, ao final, a decisão correta seja tomada sem arrependimentos.

Para esse processo, alguns pontos-chave devem ser levados em conta:

Salário: a remuneração é um fator importante, mas não deve ser considerada um ponto definitivo para uma carreira perfeita e um bom desenvolvimento profissional. Hoje em dia a qualidade de vida precisa ser observada na escolha de um emprego. Não vale a pena ter um excelente salário se o funcionário não conseguir relaxar e usufruir de momentos com a família, por exemplo. Entretanto o retorno financeiro deve ser gratificante e estimular o funcionário a cumprir as horas diárias de serviço.

Cargo: uma posição de destaque ou de chefia não representa, necessariamente, a satisfação do colaborador. Quando não há bem-estar e motivação, o engajamento e o resultado do trabalho ficam comprometidos, o que prejudica não só a liderança, mas toda a equipe. Repense se deve almejar um cargo mais alto e todas as responsabilidades que ele representa. Caso deseje isso, converse com as pessoas mais próximas, que fazem parte do seu dia a dia (como pais, filhos, cônjuge, namorado e amigos íntimos) e que, de alguma forma, também serão influenciados pela decisão.

Satisfação: é primordial atuar na profissão de que se gosta e que traz prazer. Muitas pessoas têm a sorte de descobrir isso rapidamente, mas não é o que acontece com a maioria. Muitos não sabem se estão felizes no trabalho, mas traçam metas para alcançar na própria empresa ou no mesmo ramo de atuação. Outros estão infelizes e procuram um plano B em outras áreas. O fundamental é sentir-se realizado com o que se faz.

Talentos: antes de procurar novos ares, leve em conta as aptidões, os pontos fortes, as qualidades e os talentos naturais que possui. Você deve observar o que tem a oferecer ao mercado para, assim, dedicar-se ao máximo à nova função. Não é interessante iniciar uma carreira sem ter uma base ou referência sobre ela.

Invista no futuro: quando há um propósito de vida e um planejamento para alcançar o que se deseja, existe uma grande chance de obter sucesso e reconhecimento. Portanto é importante ter metas e desenvolver habilidades e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. Prepare-se para as novas chances que podem surgir a qualquer momento, fazendo cursos de atualização.

autoavaliação trabalho realizado
Saber o que deseja para o futuro e planejar-se para alcançar seus objetivos, observando os itens mencionados acima, é essencial.

Os riscos trazidos pelas mudanças na carreira podem ser minimizados com uma autoavaliação do trabalho realizado e do cargo ocupado. Saber o que deseja para o futuro e planejar-se para alcançar seus objetivos, observando os itens mencionados acima, é essencial.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.