Você cumpre com seus compromissos?

apertando mãos
Pontualidade e comprometimento são algumas das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho.

Pontualidade e comprometimento são algumas das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. Lidar com pessoas que não têm a responsabilidade de cumprir com os compromissos é muito difícil, sobretudo no ambiente organizacional. Não é raro ter um colega ou um colaborador que costuma chegar atrasado, entregar as tarefas fora do prazo, esquecer documentos e faltar às reuniões. Depender desse tipo de profissional muitas vezes passa a ser um tormento e é quase impossível não irritar-se com as situações citadas.

Entretanto, perder o controle diante dessas circunstâncias torna o trabalho em equipe ainda mais difícil e estressante. Para reverter e evitar esse tipo de comportamento é importante conversar de forma adequada com o profissional, de modo a não minar sua motivação, e sim, mostrar maneiras de melhorar. Confira algumas dicas:


Sempre confirme o compromisso – uma comunicação clara e direta é a chave para evitar esquecimentos ou interpretações erradas. Um dia antes, lembre o “esquecidinho” do horário e do tema da reunião, bem como do material necessário para o encontro.

O funcionário falhou por quê? – procurar saber o motivo do deslize é fundamental para compreender a posição do colaborador e demonstrar interesse por ele. Essa atitude tende a estabelecer uma relação de maior confiança e cumplicidade, o que ajuda a aumentar o comprometimento do funcionário.

Negocie uma nova reunião – caso o profissional se esqueça de documentos importantes para o andamento da reunião tente remarcar o compromisso e aproveite para estabelecer novas exigências. Deixe claro tudo o que será imprescindível para a próxima conversa em equipe.

reunião empresa
Mostre-se compreensivo, mas exija profissionalismo.

Registre o que ficou decidido – ao remarcar uma reunião por conta da falta de material, envie um e-mail para todo o grupo listando a data e o horário do próximo encontro e a responsabilidade de cada colaborador para que o compromisso aconteça perfeitamente, sem imprevistos.

Mostre-se compreensivo, mas exija profissionalismo – explique à equipe que entende atrasos esporádicos e releva ausências, desde que o colaborador avise com antecedência.

Seja exemplo – para exigir comprometimento por parte dos funcionários, é preciso demonstrar empenho e cumprir com todos os compromissos.

Quer saber como manter seus compromissos em dia no trabalho? Veja:

Recuse tarefas de última hora – diga não às situações que podem fazer você ficar atrasado para outro compromisso.

Marque o tempo – observe quanto tempo gasta em cada tarefa e programe-se de maneira mais adequada.

Recorra a alarmes ou lembretes – é uma atitude simples, mas muito eficiente para evitar atrasos e esquecimentos.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.