O que você deve saber sobre vendas para seu negócio

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Para atingir o sucesso, todo negócio precisa registrar um bom volume de vendas.

Para atingir o sucesso, todo negócio precisa registrar um bom volume de vendas. Com a competitividade acirrada, é preciso contar com profissionais eficazes, que tenham trato adequado com os clientes e sejam capazes de trazer bons resultados para a empresa. Neste ponto, a figura do vendedor aparece como peça fundamental para alavancar qualquer comércio.

Um empreendimento bem-sucedido não é aquele que oferta os produtos e serviços que estão em alta, mas o que é capaz de obter bons resultados, independentemente da área de atuação. Uma produção efetiva apenas é conquistada quando os funcionários trabalham de forma integrada, com motivação de vendas, objetivos e métodos alinhados.

Estes são apenas alguns dos detalhes que devem ser aplicados para um resultado exitoso. Confira outros fatores que podem impulsionar sua atividade comercial:

Planejamento é o segredo – Conhecer bem o seu produto e comprador é fundamental para traçar as estratégias e metas que vão nortear o dia a dia do seu estabelecimento. Estudar o mercado e identificar quais objetivos devem ser perseguidos são os passos iniciais antes de aplicar uma metodologia para desenvolver a motivação e vendas.

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Conhecer bem o seu produto e comprador é fundamental para traçar as estratégias.

Diferencie-se da concorrência – Além de conhecer todas as características e benefícios dos seus produtos, é preciso estar atento para o que é ofertado pelos rivais de mercado. Oferecer um “plus” e soluções que atendam ao cliente em todas as suas necessidades é uma forma eficiente de conquistar o consumidor. Se, por exemplo, uma pessoa vai a uma floricultura em busca de uma planta, sairá à frente a loja que oferecer também o vaso e o adubo para crescimento.

Clientes fieis – Entre os principais mitos da arte de vender, está o de que o vendedor precisa fazer papel de amigo ou então conversar bastante para “fidelizar” a clientela. Hoje, o nível de satisfação do comprador é equivalente à qualidade do que é ofertado. É preciso captar as necessidades para transformá-las em oportunidades.

Invista no pós-venda – Tão importante quanto o negócio em si é manter uma boa relação com o cliente após o primeiro atendimento. O momento em que o comprador avalia o serviço pode ser aproveitado para estreitar a relação e, quem sabe, cativar uma parceria duradoura. Fazer com que as pessoas retornem à loja garante mais do que o lucro, possibilitando a criação de uma imagem positiva para a empresa e estimulando boas recomendações.

Realizar treinamentos de vendas é uma opção para preparar melhor a equipe a lidar com o público. Ter conhecimento das técnicas para ampliar a comercialização traz vantagens que vão desde o retorno financeiro ao alcance do sucesso empresarial.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.