Você é capaz de gerenciar a sua própria carreira?

 

Descubra quais são as três competências que você precisa para realizar uma autogestão bem-sucedida.                                                                                                    

O atual mercado de trabalho, movido pelo poderoso combustível chamado globalização, é carente de profissionais de saibam andar com “as próprias pernas”; que não se limitam ao que o chefe mandou fazer ou deixou de mandar; que não ficam congelados no tempo, sem desenvolver novas competências, qualificações e potencializar suas forças. Profissionais capazes de gerenciar suas atividades diárias, responsabilidades e, principalmente, suas carreiras estão ganhando cada vez mais espaço em posições de destaque no mercado competitivo.

Responda sinceramente: você é capaz de gerenciar a si mesmo e sua carreira?

A maioria dos profissionais responde categoricamente “não” para essa pergunta e, focados em desenvolver a autogestão, muitos deles encontram no coaching a solução. Definir a rota profissional que almeja seguir – sabendo aonde pretende chegar e como chegar –, além de focar suas forças para ser bem-sucedido em suas metas, estando preparado para superar bloqueios e barreiras que dificultam o seu sucesso, é uma das premissas da autogestão.

Então, vamos lá: o que você espera de seu futuro profissional? Confira três competências fundamentais para gerenciar a sua carreira e chegar lá!

  1. Autocontrole

Para atingir o seu triunfo profissional, é fundamental ter autocontrole. Em sua jornada profissional, muitas vezes você terá de lidar com situações conflitantes e poderá ficar por um triz de jogar tudo por água abaixo. Suportar tentações, segurar-se para não explodir diante de situações estressantes e dominar a arte da paciência são algumas das características de profissionais controlados.

Veja bem: suponha que o seu sonho seja ser CEO em uma corporação multinacional. Você concorda que, para chegar a esse cargo, possivelmente você terá de recusar salários tentadores em outras empresas? Terá de se controlar diante de exigências de seu chefe e clientes? Terá de ser paciente para adquirir a experiência exigida para tal cargo? Mas, por outro lado, você concorda que, ao ultrapassar todas essas barreiras, as chances de você ser bem-sucedido em seu objetivo só aumentam? Este é o poder do autocontrole.

  1. Adaptabilidade

Nem sempre você vestirá a camisa da empresa. Nem sempre ocupará o cargo adequado ao seu nível profissional. Nem sempre concordará com as mudanças do mercado de trabalho. Mas, pare e pense: para atingir o seu objetivo de carreira, você terá de enfrentar todos esses obstáculos. Neste caso, você precisará desenvolver o segundo pilar da autogestão: a adaptabilidade.

Adaptar-se não é sinônimo de abandonar os seus princípios, de desistir do seu ideal, de acostumar-se com menos. Adaptar-se não é ser um camaleão que muda de cor perante fraquezas e falta de oportunidade. Adaptar-se, nesse caso, é moldar as suas forças e competências para ser bem-sucedido em qualquer cenário. É ser maleável a mudanças e ser um profissional aberto a novas experiências, desde que caminhe rumo à carreira desejada.

  1. Foco em resultados

Não adianta ter uma projeção de carreira fenomenal se os seus resultados não forem fenomenais, não é mesmo? Vamos voltar ao exemplo do CEO de uma multinacional. Você projetou um plano de carreira claro e realizável para chegar a esse cargo. Mas, se os seus resultados ao longo de sua carreira não condizerem a esse alto nível hierárquico, você estará qualificado para assumir a liderança na empresa?

A autogestão está atrelada à definição e ao alcance de metas. A capacidade de nunca perder o foco em seus objetivos e nos resultados fundamentais para alcançá-los é uma das premissas para ser bem-sucedido não só em sua gestão de carreira, mas para ser bem-sucedido em todos os setores de sua vida. Tenha metas. Mais importante: atinja as suas metas. Os seus resultados dirão se a sua autogestão foi, ou não, bem-sucedida.

Você está com dificuldade em atingir o que planejou para a sua carreira? Conheça os programas de coaching da SBCOACHING e dê um novo rumo à sua jornada profissional. Por meio de poderosas estratégias usadas pelos mais bem-sucedidos líder e coaches do mundo, você alcançará o “inalcançável”!

 

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.