Você é feliz?

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado no dia 20 de Março e foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, desde 2012, e celebrado pela primeira vez em 2013, com o objetivo de promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida.

Feliz: O que você faz para ser feliz?
O que você faz para ser feliz?

Martin Seligman, diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, converteu essa profunda aspiração das Nações Unidas em ações concretas no nosso dia-a-dia através do modelo PERMA, que destaca as bases do desenvolvimento humano positivo. PERMA é um acrônimo formado pelas iniciais de 5 aspectos que as pessoas buscam intrinsecamente para alcançar a felicidade, são eles:

P – Positive Emotions ou emoções positivas
E – Engagement ou engajamento
R – Relationships/social connections ou relacionamentos positivos e conexões sociais
M – Meaning and purpose ou significado e propósito
A – Accomplishment ou realização

Sem dúvida a felicidade ocupa um lugar de destaque na vida das pessoas que sonham em alcançá-la. Contudo, Sonja Lyubomirsky, doutora em Psicologia pela Universidade de Harvard e autora do livro A Ciência da Felicidade (2008), afirma que a felicidade depende muito pouco, por exemplo, do consumo material e, raramente, da nossa conta bancária. Segundo Lyubomirsky, esses fatores não vão mudar muito a nossa habilidade de ser felizes ou ficar mais felizes, porque os seres humanos são propensos, a se adequarem às mudanças sensoriais ou fisiológicas facilmente. Essa adaptação é considerada pelos psicólogos com uma força poderosa chamada “adaptação hedonista”.

Além disso, a autora afirma que a felicidade humana, assim como a altitude, a temperatura ou o QI, está em um continuum – uma escala numérica (Escala da Felicidade Subjetiva), que oscila em níveis muito baixos até os muito altos. Todos nós nos encontramos em algum nível dessa escala e, por isso, é muito importante descobrirmos exatamente em que ponto estamos, antes de começarmos o processo de nos tornarmos mais felizes. Ou seja, precisamos definir o ponto atual, que nos proporcionará a nossa primeira avaliação do nosso “ponto decisivo” da felicidade.

Por exemplo, em uma escala de 1 a 7 – O quanto você é feliz? E por quê? – em que medida essa caracterização lhe descreve? Para saber exatamente qual é o nosso ponto decisivo é preciso uma avaliação contínua desse processo. É necessário registrar, por exemplo, a data em que preencheu a Escala da Felicidade Subjetiva pela primeira vez. O resultado nessa escala é considerado apenas uma estimativa preliminar do ponto decisivo. O fato de ser preliminar deve-se às circunstâncias externas que influenciam, por exemplo, o seu nível de estresse no dia. Caso tenha sido impactado por alguma situação ao seu redor, precisará preenchê-la novamente, com um intervalo de pelo menos duas semanas da primeira vez. Quanto mais freqüente usar a Escala da Felicidade Subjetiva, e mais distante no tempo a fizer, mais digna de confiança é a estimativa do ponto.

Faça mais o que te faz feliz!
Faça mais o que te faz feliz!

Como nós, coaches, podemos auxiliar o desenvolvimento desses cinco aspectos do PERMA? Gostaria de sugerir, para finalizar, algumas ações que você pode começar hoje mesmo para ajudá-lo a trabalhar os aspectos do PERMA criado por Seligman:

  • Faça algo memorável e de valor;
  • Trabalhe com o corpo, mente e alma;
  • Seja grato;
  • Pratique a meditação e o relaxamento;
  • Dedique-se a um hobby;
  • Desligue o Whatsapp e o celular durante a noite e aproveite a companhia de alguém;
  • Cultive momentos de afeto com seus entes queridos;
  • Faça doação, pois é dando que se recebe;
  • Não desperdice água, use este recurso com sabedoria;
  • Avalie o seu trabalho, pois a pessoa que ama a sua ocupação busca equilibrá-lo com outros aspectos da vida para ser mais feliz na vida.

Seja feliz e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.