Você é feliz no trabalho?

nível satisfação emprego
O maior problema de alguns profissionais hoje em dia é o fato de não trabalharem com aquilo que realmente gostam.

Para quem é o seu trabalho? Seu serviço é uma contribuição? Quem você ajuda? Quem já avaliou o nível de satisfação no emprego com certeza já fez uma dessas perguntas a si mesmo. O maior problema de alguns profissionais hoje em dia é o fato de não trabalharem com aquilo que realmente gostam. Esse tipo de frustração torna o ambiente corporativo insustentável e aumenta muito o estresse com o serviço.

A satisfação com o trabalho implica diretamente no rendimento do profissional. Por isso, quem ama o que faz, tende a ser mais produtivo e sente-se ainda mais entusiasmado com as tarefas a cada realização. Já aqueles que trabalham apenas por necessidade, sentem apenas alívio ao terminar um afazer.

Diferença entre alívio e realização

Existem dois tipos de profissionais no mercado: os que dizem “Ufa!” no fim de cada trabalho e os que dizem “Oba!” na mesma circunstância. Quando um indivíduo trabalha apenas pelo resultado, sem se importar com a execução da atividade, ele só consegue sentir alívio ao concluir o serviço. Afinal, seu único objetivo é ver-se livre do trabalho.

Em contrapartida, os profissionais que se dedicam àquilo que fazem, executando as atividades com prazer e qualidade, encaram os desafios como uma oportunidade de crescimento e alcançam quase sempre os resultados mais positivos. Sendo assim, é compreensível que a turma do “Oba!” tenha mais facilidade para construir uma carreira profissional de sucesso.

O que fazer para tornar-se um profissional realizado?

Saber diferenciar a qual grupo o seu trabalho pertence é fundamental não só para a sua trajetória profissional, mas também, para a sua carreira pessoal, que sofre as consequências diretas do estresse e pela falta de motivação.

desenvolver autoconhecimento
Vontade de alcançar novos objetivos e de melhorar os resultados a cada nova conquista.

Todavia é preciso analisar com cuidado a situação, pois, nem sempre o problema está na profissão. Você pode ter o cargo que sempre quis e mesmo assim sentir-se insatisfeito com o trabalho, por não estar devidamente preparado para assumir as responsabilidades que a função exige. Por esse motivo, desenvolver seu autoconhecimento é fundamental.

Quando você passa a conhecer melhor seus pontos fracos e fortes, fica mais simples lidar com as diferentes situações que surgem no ambiente de trabalho. Ou seja, fica mais simples transformar “ufas” em “obas” e o que antes era apenas um alívio passa a ser uma realização, aumentando a vontade de alcançar novos objetivos e de melhorar os resultados a cada nova conquista.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.