Você já agradeceu pelas conquistas de 2019?

O ano de 2019 está chegando ao fim. Para alguns, foi só um piscar de olhos. Para outros, uma longa jornada. Mas o fato é que o mês de dezembro é uma época ideal para parar e refletir se os objetivos, metas e planos que você estabeleceu foram totalmente alcançados ou, pelo menos, parcialmente atingidos.

É tempo, também, de agradecer pelas coisas boas da vida, em especial, as suas conquistas. Ser grato, aliás, não só traz felicidade como ainda, de quebra, melhora o seu relacionamento consigo mesmo e com os outros.

A gratidão emerge, justamente, quando uma pessoa reconhece outra como a fonte de algo bom que lhe aconteceu. Ela estimula, portanto, a capacidade de ser mais generoso e de expressar bondade.

De que forma você pode ser mais grato? Existem muitas maneiras de cultivar a gratidão. No final de cada dia, por exemplo, anote três coisas que lhe fizeram se sentir agradecido, como ter uma boa refeição ou falar com uma pessoa querida.

Viu só como é fácil? Se você quiser saber outras dicas, continue com a leitura que, daqui a pouco, vamos te contar.

Mas, afinal, o que é gratidão?

Já falamos, aqui no blog da SBCOACHING, sobre as forças de caráter, ou seja, as características individuais que, quando exercitadas, trazem um impacto positivo em diversas esferas da vida do indivíduo e contribuem para o seu desenvolvimento.

A gratidão é uma dessas 24 forças de caráter. Ela faz parte do grupo de virtudes chamado de “Transcendência”.

Sob o ponto de vista científico, a gratidão é caracterizada como uma resposta psicológica positiva (de agradecimento ou alegria) a algo bom que foi recebido. Seja um presente, um gesto de apoio ou a simples dádiva de um belo dia de sol.

Agradecer faz muito bem à saúde

De acordo com estudos, as pessoas que sentem e expressam essa força experimentam menos estresse, depressão e sentimentos negativos.

Fortemente relacionada à felicidade, a gratidão gera uma corrente de emoções positivas. E o melhor: ela ainda beneficia tanto os que a expressam quantos os que a recebem!

Não é à toa que as demonstrações de gratidão de um líder, por exemplo, fazem os colaboradores se sentirem mais valorizados e motivados. Os gestores de uma empresa dotados de gratidão encaram as dificuldades e adversidades de modo mais confiante e positivo.

Além disso, as pessoas gratas têm uma visão diferente porque acreditam que tudo é um presente da vida, segundo o especialista em pesquisas sobre a gratidão Roberto Emmons, da Universidade da Califórnia.

Já de acordo com os autores Emmons e McCullough, pessoas gratas são menos propensas a ter inveja, raiva, ressentimento e outros sentimentos estressantes.

Isso sem falar que elas praticam 33% mais exercícios semanais que os outros e dormem meia hora a mais por noite. Esses fatores trazem benefícios diretos para o sistema imunológico.

Por sua vez, pessoas ingratas tendem a ser individualistas e beligerantes. Voltando ao exemplo da empresa, o líder que não demonstra gratidão e reconhecimento aliena os funcionários e aumenta a falta de engajamento.

Desenvolva a força da gratidão

Como você já aprendeu, a gratidão faz parte do grupo de forças da transcendência, que, por sua vez, parecem ser muito pessoais.

Nesse ponto, as pessoas sempre costumam ter a seguinte dúvida: será que posso desenvolvê-las ou elas são inatas?

É claro que somos capazes de aperfeiçoa-las! Podemos, sim, aprender a manifestar gratidão. O importante é compreender o poder de transformação que essa força pode trazer à sua vida e dispor-se a desenvolvê-la.

Comece a praticar

Que tal exercitar a gratidão? Separamos três dicas simples e fáceis para você colocar em prática no dia a dia:

  • Mantenha um diário de gratidão: anote nele, com regularidade, todas as coisas pelas quais você é grato. Após certo tempo, você perceberá como mudou seu foco em relação ao seu cotidiano. Sentirá mais alegria e disposição quando começar a contar suas bênçãos.
  • Procure uma pessoa à qual você é grato por alguma coisa e manifeste isso a ela: se não for possível falar pessoalmente, escreva uma carta de agradecimento. Caso ela já tenha falecido ou não puder ser localizada, escreva a carta assim mesmo.
  • Doe o melhor de si: quando foi a última vez que você fez um gesto desinteressando por outra pessoa? E quando você se sentiu recompensado com um sorriso ou com um olhar de gratidão? Lembre-se: quanto mais você doa, mais você ganha.

Para otimizar o seu bem-estar, a melhor dica é incluir mais a gratidão em sua existência.

Saber valorizar os bons momentos que aconteceram neste 2019 (inclusive os desafios que você teve de enfrentar) aumentará seu bem-estar e sua satisfação para o próximo ano.

Gostou do artigo?

Somos gratos por você ter chegado até aqui! Se você ainda não é coach, aprenda mais sobre esse tema no treinamento Fundamentals of Positive Psychology, que reúne estratégias para você desenvolver bem-estar, por intermédio de técnicas que cultivam emoções positivas e um funcionamento psicológico e social positivos.

E, para quem já é coach, a gratidão e as outras forças de caráter são abordadas na especialização em Positive coaching, treinamento intenso, poderoso e motivador perfeito para quem quer desenvolver atitudes e emoções positivas para transformar a vida profissional e pessoal.

E você: o que tem a agradecer? Conta para a gente! Estamos curiosos…

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Precisamos falar sobre propósito

Saiba mais sobre o conceito de Saúde Positiva

Conheça o nosso novo treinamento: EXPO FELICIDADE!

POSITIVE & PSYCHOLOGY COACHING – DIA 4

POSITIVE PSYCHOLOGY COACHING – DIA 3

POSITIVE & PSYCHOLOGY COACHING – DIA 2

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.