Você possui Potencial Criativo?

ideias criativas
Uma boa forma de conhecer o potencial criativo de uma pessoa é observar o seu comportamento diante das situações do cotidiano

Uma boa forma de conhecer o potencial criativo de uma pessoa é observar o seu comportamento diante das situações do cotidiano. Para testar a criatividade, você pode provocar alguns questionamentos a si mesmo. Costumo assumir riscos? Mantenho a minha mente aberta para novas ideias? Sou uma pessoa curiosa? A partir dessas e outras indagações, poderá potencializar o seu olhar inovador para os desafios diários vivenciados em qualquer ambiente.



Hoje em dia, pensar de maneira criativa é um diferencial importante na carreira profissional.  Ao contrário do que muitos acreditam, a criatividade não é um dom para poucos, mas uma qualidade inerente ao ser humano. Ou seja, qualquer pessoa pode criar soluções inovadoras para situações do dia a dia.  Para isso, é preciso adotar algumas medidas práticas que potencializem essa habilidade. A seguir, veja como isso é possível.

Para cultivar ideias criativas, você precisa realizar mudanças ou aperfeiçoamentos de atitudes no seu dia a dia. Primeiramente, mantenha a autoconfiança. Acredite no seu trabalho e talento. Uma pessoa inovadora sempre aposta em sua capacidade de seguir em frente para atingir seus objetivos.  Depois de construir uma boa autoestima, é importante começar a agir. Você não deve ser apenas uma espectadora das ações dos outros, tenha as suas próprias ideias. Para isso, busque uma motivação em você mesmo e nunca na preocupação em agradar os outros.

criatividade
Pensar de maneira criativa é um diferencial importante na carreira profissional

Outro ponto importante é aprender a buscar as respostas em diferentes lugares e situações. Para isso, aguce sempre a curiosidade. Abra espaço para pensamentos inovadores, fugindo dos caminhos já conhecidos por todos.

Manter todas essas atitudes não é uma tarefa fácil. Portanto, seja persistente e tenha comprometimento com as suas metas. Muitas pessoas desistem porque não acreditam no potencial criativo diante de problemas ou conflitos. É preciso manter a mente sempre aberta para as novas formas de raciocínio. Temos uma natural resistência a mudanças, por isso, torna-se necessário arriscar e sugerir ideias inovadoras. O segredo é confiar na sua intuição e monitorar, bem de perto, todas as ações para o entendimento dos erros e acertos.

Um novo olhar

Uma forma de estimular a criatividade é buscar novos desafios. Para isso, é preciso aperfeiçoar habilidades que possam auxiliar no enfrentamento de situações desconhecidas. O investimento no âmbito pessoal e profissional pode ser o ponto de partida: quanto mais ferramentas você souber utilizar, mais estará preparado para inovar com sugestões criativas e eficientes.

 

Crédito Imagens:

http://administracao.org/

http://www.embracon.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.